segunda-feira, setembro 22, 2014

Dicionário Amoroso de Salvador, João Filho


É com muita alegria, e orgulho confesso de leitora e esposa, que convido todos vocês para o lançamento do Dicionário Amoroso de Salvador, de João Filho, dia 27/09, a partir das 18h, na Livraria Cultura, no Shopping Salvador.

O Dicionário Amoroso de Salvador integra o projeto da editora Casarão do Verbo que abrange, inicialmente, 12 capitais do País - aquelas que foram cenário dos jogos da Copa de 2014.

São chamados de Dicionários porque os temas entram em formato de verbetes, porém, se trata, na verdade, de crônicas amorosas, apimentadas, sensuais, satíricas, ácidas e poéticas acerca dessas 12 cidades.

Os olhares são pessoais, e as imagens que saltam nas páginas são frutos da relação complexa que cada indivíduo - neste caso, escritores, poetas, artistas - têm com a cidade onde nasceram e/ou escolheram para viver. O projeto é completado com ilustrações de artistas escolhidos a dedo, que dialogam muito bem com a linguagem literária. No caso de Salvador, as ilustrações são de Caius Marcellus.

Nos Dicionários, o singular se conecta perfeitamente com as percepções coletivas - em parte porque tudo faz parte do grande e infinito inconsciente coletivo e todo escritor nasce com uma anteninha grudada nele, em parte porque alguns verbetes se tornam rapidamente tradução de laços invisíveis que temos com nosso "lugar de cultura".

Nesse projeto, já foram publicados: os Dicionário Amoroso de Porto Alegre, de Altair Martins; Dicionário Amoroso de Recife, de Urariano Mota; e Dicionário Amoroso de Curitiba, de Márcio Santos. Agora é a vez de Salvador, que, modéstia à parte, está deliciosamente escrito por João Filho - não por acaso, meu poeta preferido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em Não se vai sozinho ao paraíso, primeiro romance que integra a trilogia místico-erótica de Állex Leilla — cujo centro são as micro-...